Compartilhar Um HD Externo Do Batocera Via Samba

E ai, beleza? Eu sou o gadarf e hoje vamos aprender como compartilhar o seu HD externo do batocera linux. Por padrão o batocera compartilha a pasta /userdata, e com isso você pode acessar todos os arquivos desta pasta pela rede. No meu caso eu tenho um HD interno, onde guardo as roms, e um HD externo onde guardo filmes, musicas e séries.

Para que o seu HD externo também fique acessível pela rede você vai precisar entrar no console do batocera com o Putty. Dai você deve digitar o comando lsblk -f para descobrir onde o seu HD foi montado.

Todas as partições do seu batocera.

Todas as partições de seus HDs e PenDrives irão aparecer aqui. No meu caso a pasta /media/EXT4TB corresponde ao HD externo que eu quero compartilhar. Com essa informação digite os seguintes comandos:

mount -o remount,rw /
nano /etc/samba/smb.conf

Isso vai abrir o arquivo de configuração do Samba, o Samba é o servidor que o batocera usa para compartilhar pastas e arquivos. Vá até o final do arquivo e copie tudo que estiver depois de [share] e agora cole após a última linha. Agora você edita e vai ficar assim:

Arquivo para compartilhar um hd externo do batocera.

Aperta CTRL+X para fechar e depois Y para salvar o arquivo. Como o batocera restaura tudo quando você reinicia, para não perder essa configuração você deve dar o comando batocera-save-overlay e pronto.

Agora que você aprendeu a compartilhar um hd externo do batocera já vai poder mapear essa esse hd no windows e usar seus arquivos do HD externo pela rede numa boa. E lembre-se, isso vale para qualquer pasta que você queira compartilhar. É isso!

! 2 comentários até o momento

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!

  1. Rafael comentou: responder

    Ola. Tudo bem ? Eu queria compartilhar a pasta de Roms no meu PC com o batocera, mas segundo o guia do wiki , não consegui. Esse seu guia é bem interessante por ser o contrário do que eu procuro , tem como montar no batocera a pasta de Roms compartilhada do windows ? Obrigado pelo tutorial