HiveOS Putty: Como Acessar O Terminal Do HiveOS

E ai, beleza? Eu sou o gadarf e hoje vamos apender como acessar o terminal do HiveOS com um programinha bacana chamado Putty. O HiveOS tem uma interface gráfica online com muitos recursos através dos quais você pode configurar e controlar quase tudo o que precisar. Porém, como o HiveOS roda sobre um sistema linux há algumas configurações mais avançadas que só podem ser  feitas pelo terminal linux.

Uma funções mais usadas no terminal do HiveOS é simplesmente “ver” o minerador trabalhando. Para isso há uma forma simples, basta ir até o menu superior e clicar no ícone Remote Acesses e depois em Hive Shell Start. Ai você aguarda ele gerar um link e quando terminar clica em cima dele. É bem ai onde ta escrito > Hive Shell ->, ta vendo? Isso vai abrir uma janelinha e nela tem o link para o terminal, é só clicar nele.

Abrindo um terminal com o Hive Shell Start.

Isso vai abrir um terminal online, digite miner nesse terminal e aperte o botão Enter que seja mostrado os seus mineradores trabalhando. Prático não? Você pode usar qualquer comando linux ai no terminal, mas tem um probleminha, por ser online essa interface é um pouco lenta. Não é de toda ruim se você for digitar poucos comandos, mas se for fazer uma manutenção braba isso vai te incomodar bastante.

Para sair dessa enrascada você pode baixar e instalar um programinha pequeno e muito útil chamado Putty. É só baixar o pacote MSI Windows Installer de 64 bits X86 e socar o dedo no Next para instalar.

Criando Uma Chave Privada SSH Com O PuttyGen

Para usar o Putty no HiveOS você vai precisar de um par de chaves SSH. Para a nossa sorte o PuttyGen foi instalado juntamente com o Putty. Vá até a pesquisa do seu Windows, ache e abra o programa PuttyGen e clique no botão Generate.

Gerando chaves SSH com o PuttyGen.

Mova o mouse aleatoriamente para gerar a sua chave SSH e depois clique no botão Save Private Key. Ele vai perguntar se você deseja salvar as chaves sem uma senha, e eu recomendo deixar sem mesmo.

Configurando O Putty Para Entrar No Servidor Do HiveOS

Agora abra o Putty e vá em Connection > SSH > Auth, clique no botão Browser e selecione a chave que você acabou de salvar. Volte para Session e em Host Name digite shell.hiveos.farm, em Saved Sessions digite HiveOS e clique no botão Save e depois em Open para abrir o terminal.

Configurando o Putty para o HiveOS.

Lembra do comando Hive Shell Start que ensinamos la no começo? Dê esse comando no HiveOS e copie o nome de usuário temporário que ele vai gerar, é o trecho antes do @, conforme na imagem abaixo.

Agora cole o nome de usuário temporário la no terminal que abrimos no Putty.

E pronto, estamos logados no servidor do HiveOS através do terminal do Putty. Funciona igualzinho o Hive Shell Start, e exatamente igual a qualquer terminal linux. Você pode testar qualquer comando linux, ou qualquer comando do HiveOS nele. Você também pode digitar o comando Miner e verá como tudo é bem mais rápido que no terminal online.

Enfim, é um processo meio complicado, porém essencial se você precisa fazer uma manutenção mais paulela no seu HiveOS. Eu por exemplo quero configurar meu HiveOS para ser tornar um servidor de arquivos aqui na minha rede local, e fazer isso no terminal online seria bem cansativo e demorado. É isso!

! Seja o primeiro a comentar!

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!