Categorias LISTAR BUSCAR

Mod Mime No Apache: Como Tirar O Erro De MiME Type

E ai, beleza? Eu sou o gadarf e e hoje vamos falar sobre mod mime no Apache. O mod.mime.c é um módulo do Apache responsável, entre outras coisas, por definir o MiME Type dos arquivos servidor por ele. MiME Type, ou tipo de mídia, é um padrão para identificar os tipos de arquivo que foi criado pela IANA.

Via de regra o servidor Apache deveria enviar no cabeçalho de cada arquivo a informação identificando o tipo do arquivo. Porém este recurso não esta habilitado por padrão, afinal normalmente a falta desta informação não gera nenhum erro. Ainda assim, recentemente, eu recebi o seguinte erro, apenas no Google Crome:

wp-seo-analysis-worker-1190.min.js:1 Refused to execute script from ‘https://gadarf.com/wp-content/plugins/wordpress-seo/js/dist/commons-1190.min.js’ because its MIME type (”) is not executable.

De certo que é alguma nova melhoria na segurança pois este erro apareceu após uma atualização do navegador. Por algum motivo o Google Crome passou a exigir que o arquivo commons-1190.min.js se identifique, caso contrário ele não irá executa-lo. Com isso o recurso de análise do Yoast Seo parou de funcionar no meu site.

Como Instalar O Mod Mime No Apache Via Terminal Linux

Eu consegui solucionar este problema, após muitas tentativas, instalando o mod_mime.c no meu servidor Apache. Para fazer isto entre no terminal do seu servidor linux e digite os seguintes comandos:

sudo a2enmod mime
sudo service apache2 restart
sudo apache2ctl -M

O primeiro comando instala o módulo, o segundo reiniciar o servidor e o terceiro imprime uma lista de módulos instalados para você conferir se deu tudo certo. Para ver o erro sumir eu tiver que limpar o cache do meu Varnish, do Cloud Flare e do navegador.

Na documentação do módulo estão descritos vários comandos e configurações. Eu esperava ter que configurar algo para tudo funcionar bem, porém só instalar já resolveu o meu problema. Talvez não funcione assim para você, a depender de como está o seu arquivo .htacess e apache2.conf, é possível que você tenha que adicionar algo ai.

Antes, se eu verificasse o cabeçalho dos aquivos, não aparecia o atributo content-type: application/javascript. Agora está aparecendo tanto para os aquivos JavaScript quanto para outros os demais tipos de arquivo.

E você tiver alguma dúvida sobre como instalar o mod mime no Apache é só deixar o seu comentário ai embaixo. Se gostou do artigo não deixe dar aquela força e compartilha-lo nas suas redes sociais. É isso!