LEMP No Debian 10: Como Instalar O NGINX, MariaDB E PHP

Como instalar o LEMP no Debian 10.

E ai, beleza? Eu sou o gadarf e hoje vamos ensina-los a como instalar o LEMP no Debian 10. O LEMP é um conjunto de software composto por Nginx, MariaDB e PHP. É necessário instalar todos estes softwares para poder rodar o WordPress e outras aplicações Web. Eu escolhi o LEMP ao invés do LAMP, composto por Apache, MySQL e PHP porque o LEMP consome menos recursos e eu quero instalar meu site em um servidor de apenas 1GB para economizar uns trocados.

O primeiro passo é criar um servidor com o Debian 10, sendo que este guia pode servir tanto para outras versões do Debian quanto para outros sistemas Linux baseados no Debian, como o Ubuntu. O segundo passo é instalar o Nginx, ele será o servidor Web no lugar do Apache, que é mais lento e usa mais memória, para isso digite no terminal:

$sudo apt update
$sudo apt install nginx

Depois de esperar pela instalação digite no seu navegador: http://ip_do_seu_servidor, deverá aparecer isto:

LEMP No Debian 10: Como Instalar O MariaDB Corretamente

A imagem acima indica que a instalação deu certo e que agora podemos instalar o MariaDB. Vamos usar o MariaDB ao invés do popular MySQL por que o MariaDB é mais leve e judia menos do servidor. Para instalar ele execute os seguintes comandos:

$sudo apt install mariadb-server
$sudo mysql_secure_installation

O primeiro comando irá fazer a instalação e o segundo é um script para melhorar a segurança. Quando o script perguntar Enter Current Password For Root (Enter For None), deixe embranco e aperte Enter. E em Set Root Password digite N. Com isso o MariaDB não terá uma senha de usuário root e somente o usuário root do sistema operacional poderá acessar o MariaDB como root, o que é muito mais seguro.

Para as demais perguntas aceite o padrão de segurança do script digitando Y e Enter. Isto irá remover algumas coisas inseguras do MariaDB. Agora digite $sudo mariadb para abir o shell do MariaDB e nele digite os seguintes comandos para criar um banco de dados, um usuário e uma senha para este banco de dados:

MariaDB [(none)]> CREATE DATABASE example_database;
MariaDB [(none)]> GRANT ALL ON example_database.* TO 'example_user'@'localhost' IDENTIFIED BY 'password' WITH GRANT OPTION;
MariaDB [(none)]> FLUSH PRIVILEGES;
MariaDB [(none)]> exit

O comando é apenas o que vem depois de MariaDB [(none)]>. Você deve substituir example_database pelo nome do seu banco de dados, example_user pelo nome de usuário deste banco de dados e password pela senha do usuário deste banco de dados. Guarde estes dados porque na hora de instalar o wordpress eles serão necessários.

Como Instalar E Configurar O PHP No Seu Servidor Web

Você já tem o NGINX instalado para servir o conteúdo e o MariaDB para guardar os dados seu site. Falta o PHP para processar o código, portanto digite $sudo apt install php-fpm php-mysql no terminal para instala-lo. Abra o arquivo de configuração do NGINX com $sudo nano /etc/nginx/sites-available/default, apague tudo e cole isto no lugar:

# Configurações do servidor NGINX
# ----------------------------------------------------------------------------------------------------

server {

	# Defini a porta que o servidor vai escutar
	listen 80 default_server;
	listen [::]:80 default_server;

	# Defini o diretório onde está localizado o site
	root /var/www/html;

	# Arquivos de indice aceitos
	index index.php index.html index.htm index.nginx-debian.html;

	# Defini o domínio do servidor
	server_name _;

	# Tenta exibir como arquivo, senão como diretório, senão como 404
	location / {
		try_files $uri $uri/ =404;
	}

	# Envia os scripts PHP para o servidor FastCGI
	location ~ \.php$ {
		include snippets/fastcgi-php.conf;
		fastcgi_pass unix:/run/php/php7.3-fpm.sock;
	}
	
}

Em servername vai o dominio do seu site, eu deixei em branco pois estou migrando o meu site de um servidor para outro e vou configurar o domínio apenas no final. Para sair do editor nano e salvar o arquivo aperte CTRL+X.

Agora de o comando $sudo systemctl reload nginx para reiniciar o servidor e carregar as novas configurações E pronto, você já instalou o LEMP no Debian 10 e seu servidor está apto a receber o WordPress ou outro sistema de sua preferência. Se gostou compartilha a gente nas suas redes e deixe o seu comentário. É isso!

! Seja o primeiro a comentar!

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!