Causas Da Ciclopia Humana E Suas Aparições Nos Games

Três irmãos ciclopes.

Quem jogou qualquer God of War já deve ter esmagado o crânio ou enfiado uma adaga no olho desta criatura, ela é o que chamamos popularmente de Ciclope. Eles tem sua origem na mitologia grega e existem muitos diferentes tipos diferentes de ciclopes. É por isso que em cada edição do jogo citado eles são um pouco diferentes, as vezes aparecem como gigantes poderosos, e em outras nem tão gigantes assim.

Os ciclopes são divididos de acordo com a sua origem divina, porém o mais conhecido é Polifemo e seus companheiros, que aparecem no clássico poema Odisséia (que narra as aventuras de um herói grego chamado Ulisses depois da Guerra de Troia) de Homero, são gigantes violentos, poderosos e burros.

Filho de Poseidon, Polifemo, líder dos ciclopes, era o único que tinha apenas um olho no meio da testa e também o mais forte de todos, podendo arremessar pedras gigantescas a longas distâncias, por isso se tornou o ciclope por excelência. No entanto fora dos jogos e mitologias, você sabia que existe uma doença humana chamada ciclopia?

Mas Afinal Quais São As Causas Da Ciclopia Humana?

Na verdade a ciclopia humana não é exatamente uma doença, mas um problema decorrente de uma má formação do feto. Durante a gestação o embrião não consegue dividir apropriadamente as orbitas dos olhos e acaba se desenvolvendo como apenas um. Além do fato de ter apenas um olho, muitas vezes os embriões que desenvolvem ciclopia acabam também sendo afetados por anencefalia (má formação do cérebro) e rinocefalia (surgimento de um nariz não funcional no rosto).

Ciclopes na série God Of War.

Estatisticamente 1 a cada 16.000 animais tem esse problema, muitos deles chegando até a vida adulta. Já em humanos a proporção é de 1 a cada 25.0000 fetos e não se tem noticia de uma criança que tenha passado de alguns dias de vida. Geralmente após algumas horas depois de nascer o bebê morre por má funcionamento do cérebro ou dificuldades de respiração devido a deficiência provocada pela rinocefalia.

! Seja o primeiro a comentar!

Escreva O Seu Comentário!

Ficou com alguma dúvida?
Tem uma crítica construitiva ou uma sugestão maneira?
Escreva ai embaixo, mas não maltrate o português, por favor!