Templários são uma classe de personagens muito diversificada. Dentre os tipos mais conhecidos estão os lanceiros, redentores, escudeiros e os de GC. Com o surgimentos dos guardas reais abre-se um novo legue de possibilidades de builds. Mas nesta matéria iremos focar apenas nos templas mais comuns, que se baseiam na skill grand cross. Eles possuem construções bastante simples e de fácil entendimento, ainda assim recomenda-se o uso de simuladores para auxiliar este guia.
A grand cross, ou crux magnum, é uma habilidade de área que leva três segundos para ser desferida. Seu poder baseia-se tanto no ataque mágico quanto no ataque físico, e causa muito dano, principalmente em inimigos do tipo morto vivo e demônio. Acerta três vezes cada alvo que estiver ao seu alcance, a menos que haja mais de um adversário por bloco. É uma habilidade muito boa para upar juntando mobs e também para destruir pre-cast na WoE. Mas no PvP deixa a desejar já que os inimigos se afastam ao ver o cast time dela.
Um Pouco Mais Sobre A Skill E Os Atributos
Durante o tempo de execução da grand cross sua defesa cai para apenas de um terço do normal. Ao soltar o golpe o templário leva um grande dano de retorno de tudo que é infligido ao alvo, além de uma perda de vinte porcento do seu HP pela execução. Desse modo é bom ter fé no nível dez, o que reduz esse prejuízo todo pela metade, já que a GC é sagrada e a fé protege contra sagrado. Tendo visto que essa habilidade causa muito estrago em sí mesmo, é recomendado também ter uma vitalidade alta, e equipamentos de defesa bons, principalmente os que reduzem contra elemento sagrado e magias.
Isso explica como você pode apanhar menos, agora veremos como bater mais. Aumente a inteligência até noventa e nove. Apesar de a força também melhorar o poder desse golpe, a inteligência aumenta muitíssimo mais, a um tal ponto que pode-se desconsiderar a força para tal propósito. Como o GC não é afetado por cartas raciais e de elemento, uma arma Haedoggum [2] com duas cartas andré podem melhorar bem o dano do golpe. Também existe uma técnica de soltar o GC a uma certa distancia dos bichos, isso fará com que ao andar em sua direção eles levem quatro hits ao invés de três, isso ocorre porque o monstro leva o golpe de dois blocos diferentes.
A destreza é muito útil por reduzir o tempo que a habilidade leva para sair. Cada quinze pontos dela diminui em dez porcento esse tempo. A força é legal para carregar mais ítens, além disso aumenta um pouquinho o dano. Já a sorte e a agilidade podem ser bem desprezadas nesse tipo de construção. Agora que entendemos um pouco de cada atributo vamos ao que interessa, as builds:
Full GC
- Força: 20
- Agilidade: 3
- Vitalidade: 90
- Inteligência: 105
- Destreza: 50
- Sorte: 15
Vitalidade e inteligência maximizados para obter altos danos e elevada resistencia. É duro de upar enquanto espadachim, mas compensa.
GC Hibrido
- Força: 50
- Agilidade: 32
- Vitalidade: 80
- Inteligência: 90
- Destreza: 50
- Sorte: 10
A grande vantagem é upar mais rápido a fase de espadachim. Pode usar tanto o GC quanto bater na espada com golpes normais.
GC Redentor
- Força: 30
- Agilidade: 14
- Vitalidade: 95
- Inteligência: 85
- Destreza: 60
- Sorte: 10
Uma vitalidade elevada para ajudar a aguentar o tranco da redenção e um pouco de força para poder levar uma grande quantidade de poções.
GC Escudeiro
- Força: 30
- Agilidade: 19
- Vitalidade: 90
- Inteligência: 95
- Destreza: 50
- Sorte: 10
Escudo refletor owna, mas tal como o de redenção ele não possui a skill cura, tornando-se muito dependente de sacerdotes e poções.
GC Rápido
- Força: 20
- Agilidade: 7
- Vitalidade: 70
- Inteligência: 100
- Destreza: 75
- Sorte: 10
Tem menos poder de defesa, mas por outro lado solta o golpe muito mais rapidamente. Está característica pode lhe ser bem útil no PvP.
GC Super Rápida
- Força: 1
- Agilidade: 7
- Vitalidade: 65
- Inteligência: 100
- Destreza: 90
- Sorte: 10
Ter apenas um de força pode ser complicado para levar poções. Mas lançar a grand cross em apenas 1,2s irá surpreender muitos inimigos.
Como Montar A Árvore De Habilidades Do Personagem
O templário de GC tem apenas um combo: GC+Cura. Qualquer outra skill usada em sua construção serve meramente para abrir estas. Entretanto é muito importante que a fé esteja no nível dez em qualquer build de GC. Veja como fica o básico:
- Fé: 10
- Crux Magnum: 10
- Crux Divinum: 9
- Cura: 10
- Flagelo Do Mal: 5
- Proteção Divina: 3
- Montaria em Peco Peco: 1
Os personagens que pretendem usar espada para bater também, como o GC híbrido, devem tirar a montaria e colocar o ponto restante em crux divinum; montaria sem perícia deixa os golpes normais muito lentos. Já os GCs redentores e escudeiros precisam eliminar a cura a fim de terem pontos de skill suficientes para serem usados nessas funções:
GC Redentores
- Fé: 10
- Crux Magnum: 10
- Crux Divinum: 6
- Bloqueio: 5
- Punição Divina: 3
- Escudo Bumerang: 3
- Escudo Refletor: 6
- Redenção: 5
- Montaria em Peco Peco: 1
GC Escudeiros
- Fé: 10
- Crux Magnum: 10
- Crux Divinum: 6
- Bloqueio: 6
- Punição Divina: 3
- Escudo Bumerang: 4
- Escudo Refletor: 10
Cabe sempre salientar que em ragnarok nada é uma regra fixa e invariável. Use essas dicas como base sugestiva para a construção do seu personagem, mas procure não copiar na íntegra, coloque um pouco de você na build do seu boneco, afinal… ele é seu. É isso!
muito bom o site e a explicação, ajudou bastante.
Minha build também é full GC, mas não coloco tanta Vit, eu achava que força fazia mais diferença.
É mesmo, muita coisa mudou após o renewal, obrigado por esta atualização.
O esquema de cast mudou. 15 pontos de dex não reduzem 10% do cast. Até int está reduzindo o cast. No mais, tudo muito bom, só que não gostei do meu templa GC. No up ele mata 5 mobs e já tem que sentar pra recuperar sp. Até o lvl 80 até que dá pra aguentar, mas depois disso, haja paciência. Eu refiz para lanceiro e adorei, muito bom mesmo. Mas, se algm quiser experimentar, recomendo pegar cura em nível mais baixo e ter redenção, pra poder upar em pt mobber do lvl 90 até o 99, ou antes, com alguma sorte.
Adorei o guia, principalmente as builds.
Ficou super fácil de entender.
Todo real guard e paladino precisa passar pela fase de templário.
Nossa cara, nem existe mais isso @_@